-
Arquitetos: ARX Portugal Arquitectos
- Área: 423 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto prevê a profunda reformulação de um edifício de 4 apartamentos situado na Rua do Olival, em Lisboa, transformando-o numa moradia unifamiliar. Desde a pré-existência, por imposição do concelho, a fachada principal foi mantida, sendo o resto do edifício inteiramente novo. Decidiu-se assim aproveitar a justaposição de dois tempos distintos, evidentes na arquitectura original presente na fachada e de um novo interior reconhecidamente contemporâneo, estabelecendo um diálogo diferente entre estes dois momentos, expressivos tanto no interior como no exterior.
Em termos de fachada, este diálogo é evidenciado pela colocação oculta dos novos caixilhos de vidro simples que, recuados para a face interior da parede, produzem vãos profundos e contemporâneos, mas que sublinham a grande espessura das paredes originais. Na fachada posterior, a linguagem é assumidamente contemporânea, constituída por grandes envidraçados que sublinham a relação visual com o pátio ajardinado.
No interior, a estrutura espacial interior resulta da interpretação do programa habitacional, tendo os pisos inferiores áreas sociais, com extensão para o jardim, e as áreas privadas nos pisos superiores, com enfiamento visual para o rio Tejo. Em termos de concepção de design, uma espécie de volume central em contraplacado organiza as comunicações verticais, acomoda armários e casas de banho e define os limites dos espaços principais organizados ao longo das duas fachadas opostas.
Se o diálogo entre tempos distintos se manifesta principalmente na resolução das lacunas entre as dimensões dos vãos da fachada e dos pisos, gerando situações singulares, em termos tectônicos afirma-se uma contemporaneidade informal, seja pelos tetos de concreto aparente de textura singular concedida por fôrmas em painéis OSB ou pisos de concreto lixado.